ALUNOS, PROFESSORES E COMUNIDADE EM GERAL

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A importância da elaboração e execução de projetos educativos



A IMPORTÂNCIA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PERMEADA POR PROJETOS EDUCATIVOS

ESCOLA = um espaço complexo = MULTICULTURAL
A escola compreende uma diversidade de:
Indivíduos (cada um com sua cultura, interesses, idades e funções; com suas opções religiosas e ideológicas);
Profissionais de diferentes áreas do conhecimento (especialistas);
Interlocutores administrativos e sociais (direção, Coordenação, funcionários de administrativos e de apoio educacional);
Alunos;
Etnias, culturas e idiomas;
Metodologias e Instrumentos (relacionados ao processo de ensino e aprendizagem).

Surge, a partir desse entendimento, a idéia do Currículo Flexível que dá sentido ao projeto educativo inovador, tornando-se um instrumento de tomada de decisões autônomas.

(...) todos os sistemas educacionais descentralizados, detentores de uma ampla autonomia regional, organizam as suas escolas, harmonizando a diversidade mediante projetos que funcionam como referências para todas as categorias, proporcionando à escola a identidade e o estilo próprio de que ela tanto precisa, haja vista que uma legislação fortemente centralizada e padronizada não seria capaz de lhe oferecer (ALVAREZ, p.16-17, 2004).

Para refletir, destacamos que a função do modelo de educação permeada pela pedagogia de projetos é a de se tornar um instrumento procedimental para a formação de equipes de docentes. Você concorda com essa afirmação? Discuta as diferentes possibilidades de integrar os vários segmentos da escola num projeto educativo de aprendizagem?

O CEJA de Aragarças desenvolverá no segundo semestre letivo de 2010 um projeto educativo de Leitura e Produção de Textos nos dois primeiros semestres do Ensino Fundamental – 2ª Etapa – EJA. O título do Projeto é ‘Leitura e Produção de Textos: um compromisso de todos’ e visa levar o aluno a 1. Adquirir o prazer da leitura; 2. Estabelecer relação entre o texto lido e outros já conhecidos; 3. Desenvolver a capacidade de comentar e reescrever o que leu; 4. Incluir informações dados sobre o texto na elaboração de comentários. Através de um trabalho integrado das disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências Naturais utilizando-se de práticas de leitura de textos de diferentes gêneros; considerando os conhecimentos prévios dos alunos, utilização de materiais gráficos diversos (fotos, gráficos, quadrinhos...) para interpretação de textos; discussão sobre: finalidade do texto, fonte, interlocutor...; relato de experiências significativas relacionado ao assunto do texto; leitura de vários textos para a observação das relações dialógicas; apresentação de textos produzidos pelos alunos; contação de histórias; narração de fatos reais ou fictícios; seleção de discurso de outros, como: entrevista, cenas de desenhos/programas infanto-juvenis, reportagem...; análise dos recursos próprios da oralidade; orientação sobre o contexto social de uso do gênero trabalhado; discussão sobre o tema a ser produzido; seleção do gênero, finalidade, interlocutores; orientação sobre o contexto social de uso do gênero trabalhado (produção textual e revisão textual); reestrutura e reescrita textual, entre outras possibilidades. Para saber mais sobre o Projeto em questão visite a nossa escola, na Avenida Getúlio Vargas, n. 826, Setor Administrativo, Aragarças GO ou ligue (64) 3 638 1836.

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